Dor de costas: causas e tratamento

Dor de costas: causas e tratamento

As dores de costas normalmente ocorrem na zona inferior da coluna (lombar). Há diferenças entre dores nas costas específicas (desencadeadas por determinadas patologias) e dores de costas não específicas (desencadeadas por tensões e esforços).

Causas

As dores de costas são um problema generalizado que afeta muitas pessoas durante o tempo de lazer, tarefas domésticas e jardinagem. O que é que provoca um esforço de tal modo excessivo sobre as nossas costas? No que se refere à tensão muscular, as causas mais comuns envolvem um esforço unilateral (levantamento apenas de um lado) e exercício físico insuficiente. O desgaste da coluna vertebral também é um fator crítico frequente. No entanto, também é possível que causas mais graves sejam responsáveis por dores de costas, por exemplo, hérnia discal ou estreitamento do canal raquidiano (estenose espinhal).

Tratamento

Quando sentimos dores de costas, o nosso primeiro instinto é descansar. Mas, na verdade, é exatamente o oposto do que precisamos: logo que começarmos a sentir dor, devemos começar a movimentar-nos. Caminhadas de lazer e fisioterapia ligeira ajudam a reforçar grupos musculares importantes e a corrigir posturas incorretas - deitar-se é inapropriado nesses casos. Para evitar que as dores de costas afetem a mobilidade, Elás® Creme pode ser aplicado de forma continuada enquanto os sintomas persistirem ou de acordo com a indicação médica. Um estudo demonstrou que Elás® Creme constitui uma ajuda eficaz e comprovada em caso de dores de costas agudas: o creme analgésico pode reduzir os sintomas da dor até 95%¹. Ao fim de uma hora após a aplicação, sente-se um alívio da dor de cerca de 33%¹. Tenha em mente que, em caso de dores intensas ou crónicas, é extremamente importante consultar o seu médico.

¹ Estudo efetuado no alívio da dor de costas.

MAT-PT-KYTTA-22-000008